Como fazer uma carta motivação: confira dicas e alguns modelos

Na corrida para concorrer em processos seletivos, seja de programas de empregos ou de bolsa de estudos, uma carta de motivação pode ser uma estratégia poderosa para se destacar dos demais candidatos. 

Mas, muitas vezes, responder à pergunta “Por que você gostaria de trabalhar aqui?” pode ser um desafio, principalmente para quem não está acostumado a se expressar de forma escrita. 

Neste post, vamos te ajudar a entender o que é e para que serve uma carta de motivação, além de dar dicas preciosas sobre como escrever a sua carta motivacional da melhor forma. Confira!

O que é uma carta de motivação e para que serve?

Uma carta de motivação é um texto que explica resumidamente por que você é o candidato ideal para determinada vaga. Normalmente, o documento é um tipo de introdução que acompanha o currículo ou, no caso de bolsas de estudo e cursos internacionais, a ficha de inscrição. 

É importante não confundir a carta de motivação com a carta de apresentação, que apenas destaca informações específicas do currículo que correspondem aos requisitos da vaga a que você quer se candidatar. 

A carta motivacional deve ir muito além da carta de apresentação, mostrando seu real estímulo para participar do processo seletivo. Nela, deve constar argumentos que o ajudem a ser escolhido pela empresa ou instituição de ensino. 

Como criar uma carta de motivação em 6 dicas?

Antes de começar a escrever sua carta de motivação para a universidade ou para uma vaga de emprego, pense nos reais motivos que o levaram a concorrer, tais como:  

  • você gosta da cultura da empresa e dos produtos que ela vende;
  • acompanha depoimento de executivos da empresa no LinkedIn e se encantou por ela;
  • sempre sonhou em estudar na instituição de ensino;
  • o programa de bolsas da instituição de ensino oferece também intercâmbio com outras faculdades e universidades. 

Lembre-se: este deve ser um documento com conteúdo pessoal, ou seja, deve falar sobre você e por que seus interesses vão de encontro aos da empresa ou instituição escolhida. 

Com isso em mente, vamos te dar algumas dicas que vão te ajudar a escrever sua carta de incentivo e motivação mais facilmente

1. Seja direto 

Sua carta motivacional deve ser de apenas uma página. Isso vai ajudar o recrutador a entender rapidamente quais são seus anseios e como você se conecta àquela oportunidade com objetividade. 

No texto, você deve se apresentar, resumir seu histórico e principais habilidades, além de dizer por que você é a pessoa ideal para preencher a vaga.

2. Estude a instituição que abriu a vaga

Não saia escrevendo sem antes ter em mente uma estratégia de escrita. É importante saber todos detalhes da vaga que está buscando, tais como: 

  • Como é a cultura da empresa ou da instituição de ensino?
  • Quais são os valores e filosofia da organização ou da universidade?

Esse detalhamento ajuda a encontrar pontos em comum entre seus objetivos profissionais e desejos da empresa ou instituição de ensino. 

Por exemplo, se você se interessa por questões ambientais, faz sentido trabalhar em uma empresa que se preocupa com o meio ambiente. Notícias atuais sobre a companhia também te ajudarão a ter “assunto” para nutrir seu modelo de carta de motivação.

Tente descobrir para quem você está escrevendo — para a recrutadora do processo seletivo ou para o diretor acadêmico da instituição, por exemplo,  —, e coloque o nome da pessoa no início do texto, para ser algo ainda mais pessoal.

3. Explique por que você se encaixa na posição desejada

Após saber todos os detalhes sobre a empresa (ou instituição de ensino) e a vaga a que você quer se candidatar, é hora de falar sobre como você cumpre os requisitos. 

Aqui vale falar das suas experiências profissionais, projetos que ajudou a desenvolver em trabalhos anteriores ou atividades extracurriculares

Mas, lembre-se, cada vez mais as empresas querem saber sobre as pessoas a quem vão contratar, e não somente sobre o currículo. Dito isto, habilidades pessoais, áreas em que gostaria de atuar e suas aspirações pessoais são informações relevantes para uma carta motivacional.

4. Inspire e motive 

Como o próprio nome diz, a carta deve motivar o recrutador da empresa ou instituição acadêmica. Escreva com entusiasmo (cuidado para não soar arrogante ou convencido). 

Além disso, você deve ser criativo e, simultaneamente, despertar a curiosidade do leitor para que ele queira te conhecer pessoalmente, ou seja, marcar uma entrevista.

5. Atente-se à escrita e formatação da sua carta

Leia e releia o texto. Se possível, peça para outra pessoa fazer o mesmo exercício e checar se há algum erro de gramática ou de digitação. Aliás, erros desses tipos são comuns, até pessoas com prática de escrita cometem esse equívoco.

Apesar de serem erros comuns, eles podem ter algum peso na decisão final, porque pode ser entendido como falta de atenção ou falta de conhecimento do idioma, especialmente se estiver concorrendo a uma vaga em uma instituição de ensino no exterior. Fique atento! 

Prefira utilizar fontes básicas como Times New Roman ou Arial, e fonte 12 no seu texto. Fuja de fontes mais informais ou tamanhos diferentes para “fazer caber” em uma página.

6. Deixe seus dados de contato fáceis de encontrar

Coloque seus dados para contato no início do texto (e-mail/telefone e alguma rede social, se você entender que faz sentido). É importante que o recrutador tenha facilidade em falar com você para tirar dúvidas ou convidar para uma entrevista. 

Modelos de carta de motivação

Agora que você já sabe como fazer uma carta de motivação, confira dois exemplos para ver na prática como seu texto deve ficar. 

Exemplo 1: Carta de motivação de profissional com experiência

Caro (nome da pessoa que vai ler a sua carta, se você tiver essa informação. Caso não tenha essa informação, use apenas “Caros”),

Meu nome é Antonio Luiz e gostaria de expressar meu interesse pela vaga de coordenador de telemarketing da EmpresaX. 

Tenho sólida experiência no segmento de telemarketing e conheço bem os processos e as atividades da função (complete com os requisitos da vaga que você cumpre, por exemplo, liderança de pessoas). 

Minha experiência é interessante para a empresa porque já alcancei resultados relevantes, como redução de XX% no tempo de resposta aos clientes e aumento de XX% no nível de satisfação com o atendimento (cite exemplos numéricos, sempre que tiver, afinal, as empresas estão de olho em pessoas que são orientadas por dados). Gosto de desafios e por isso me sinto bastante entusiasmado com a oportunidade de trabalhar com vocês. 

Tenho muita vontade de trabalhar na EmpresaX inclusive porque acompanho suas ações sociais e admiro seu comprometimento com a comunidade local do XXXXX. Eu mesmo faço trabalho voluntário na região há XX anos e entendo o quanto é importante levar cultura e entretenimento para os moradores do bairro. 

Muito obrigado pela atenção,

Antonio Luiz. 

Exemplo 2: Carta de motivação de profissional sem experiência

Caro (nome da pessoa que vai ler a sua carta, se você tiver essa informação. Caso não tenha, use apenas “Caros”),

Meu nome é Antonia Luiza e escrevo para demonstrar meu interesse pela vaga de analista de marketing Jr da EmpresaY. 

Eu me formei em Marketing em julho de 2022, tenho inglês intermediário e disponibilidade para trabalho integral na região central da cidade (liste os requisitos da vaga que você cumpre, por exemplo, conhecimento em mídias sociais). 

Desde o primeiro ano da faculdade fiz parte da Empresa Jr e participei de xx projetos na área de marketing que trouxeram resultados interessantes para os clientes. Um deles, por exemplo, conseguiu aumentar em 20% as vendas durante a pandemia com a nossa sugestão de investir em conteúdo nas redes sociais e atendimento por Whatsapp. 

Acredito que minha experiência em desenvolver projetos do começo ao fim, sob pressão de prazos e trabalhando em equipe, possa ser útil aos novos projetos da empresa X voltados à inovação e novas tecnologias. 

Gostaria ainda de dizer que acompanho as notícias da EmpresaY e me identifico muito com sua forma de trabalho. Adoraria trabalhar em uma empresa em que todas as ideias são bem-vindas e todos são responsáveis pelas suas entregas. 

Muito obrigada pela atenção,

Antonia Luiza.

Exemplo 3: carta de motivação para universidade

Caro (nome da pessoa que vai ler a sua carta, se você tiver essa informação. Caso não tenha, use apenas “Caros”),

Eu sou formado em Administração e descobri minha paixão pelo Marketing Digital durante um estágio na EmpresaZ. O trabalho me deu uma visão ampla, mas superficial, da maioria dos canais de marketing digital. Agora, gostaria de aprofundar meu conhecimento sobre o tema participando do programa de Marketing Digital da UniversidadeAB.

Muito obrigada pela atenção,

Francisco Gama. 

O que não fazer em uma carta de motivação?

Dicas rápidas para não errar na hora de criar sua carta motivacional. Veja o que não fazer:

Repetir o currículo

Aproveite a oportunidade para dar informações diferentes do que o recrutador irá encontrar no seu currículo, afinal, esta não é só uma carta de apresentação.

Usar cartas de outras pessoas

Esse documento deve ser sobre você. Não minta e nem dê uma “aumentadinha” nas informações. Recrutadores são experientes para perceber mentiras e uma escorregada desse tipo pode acabar com suas chances de evoluir no processo seletivo.

Use os modelos como inspiração para entender a estrutura de uma carta, mas lembre-se que a sua deve ser original e pessoal.

Perder o foco do objetivo 

Lembre-se da vaga para a qual está concorrendo e evite divagar demais sobre você, esquecendo o foco principal do texto. Ser objetivo é melhor.

Exagerar no tamanho ou escrever de forma difícil

Impressione pelo conteúdo da carta, e não pela forma ou tamanho. Menos é mais, recrutadores precisam analisar muitos candidatos, então usar linguagem clara e se manter em uma página ajudará a otimizar o tempo de seleção.

Agora que você já sabe como escrever uma carta de motivação e alguns exemplos de referência, é só usar a criatividade e começar. Lembre-se de citar os motivos pelos quais você deve ser escolhido e sair na frente de seus concorrentes!

Cadastre seu currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.

The post Como fazer uma carta motivação: confira dicas e alguns modelos appeared first on VAGAS Profissões.

Blogs Relacionados

10 Dicas para Elaborar um Currículo de Destaque.

Elaborar um currículo de destaque é essencial para conquistar a vaga dos sonhos. A competição no mercado de trabalho.

10 Dicas para envtrevista de emprego

10 Dicas para Entrevista de Emprego Introdução: Uma entrevista de emprego é uma etapa crucial no processo de seleção.